ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - LICENCIATURA

O estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura tem como objetivo, estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tal como expressa o Artigo 10º, § 20 da LDB, bem como o Artigo 30, XI e tal como expressa sob o conceito de prática no Parecer CNE/CP nº 09/2001. O estágio curricular supervisionado é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que, tornar-se-á concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário. O estágio curricular é, por isso uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que favorece a articulação ensino-pesquisa-extensão.

O estágio em licenciatura é obrigatório para os cursos de Ciências Biológicas, Química, Matemática, História, Geografia, Letras, Ciências Sociais e Pedagogia, sendo parte integrante dos requisitos para a colação de grau. Neste portal, os procedimentos referentes à realização dos estágios em Pedagogia não estão inclusos.

A efetivação do estágio supervisionado da licenciatura dá-se apenas após a observância de um conjunto de procedimentos, devidamente estabelecidos por meio de formulários específicos, com procedimentos descritos a seguir:

Sequência do procedimentos operacionais, por parte do aluno, está dividida em 4 fases.



 

I - Etapa Preparatória


 - Baixar o arquivo estágioFAFIL2016. Este arquivo, caracterizado por um conjunto de formulários e planilhas, deve ser aberto no software Excel. Os formulários são protegidos, estando habilitados apenas os campos que precisam ser preenchidos.


- Observar que o arquivo possui inúmeras pastas, devidamente identificadas.


 

- Preencher formulário <F1  - ESTÁGIO DO ALUNO>


- Completar informações do formulário <F - OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO> e do formulário <F7 - carta professor>.


- Imprimir formulários <F> e <F1> e entregar na escola em que o estágio será realizado e colher assinatura no formulário <F1>, para formalizar o estágio. Os formulários <F> e <F7> devem ser apenas entregues ao Diretor da escola e professor responsável, respectivamente. Caso o estágio envolva mais professores responsáveis, entregar um formulário <F7> para cada um. 



II - Realização do Estágio


- Acessar formulário <F2 - FOLHA BASE> e completar informações

do campo I - "Dados referentes ao licenciando" (itens 5,6 e 7) e

do campo II - "Dados referentes ao estabelecimento de ensino" (item 12).

 

- Ainda no formulário <F2 - FOLHA BASE>, preencher a planilha do campo III - "Informações do estágio - observação" , mediante ocorrência do processo de observação; as informações devem ser digitadas na planilha.

 

- Ao término do estágio na escola, imprimir formulários <F2 - FOLHA BASE> e <F3 - FOLHA RESUMO> para colher assinaturas.

 

- No formulário <F3>, especificamente, o(s) professor(es) responsável(eis) precisa(m) conferir as informações: nome completo, nome da disciplina e assinar, com caneta preta ou azul.

 

- Deve-se imprimir tantas vias quantas forem necessárias para contemplar o preenchimento da declaração de veracidade explicita no formulário <F3> por todos os professores que estiveram envolvidos no processo de estágio.

 

- Colher assinatura da direção da escola bem como carimbo da unidade de ensino em todos os espaços identificados nos formulários <F1>, <F2> e <F3>.

 

- A assinatura deve ser unicamente do diretor da escola; o vice diretor pode assinar apenas se estiver na condição de "diretor em exercício"; condição que deve ser comprovada com documento expedido pela escola.



 III - Realização de AACC (Atividades Acadêmico-Científico-Culturais)


- As atividades de AACC devem ser registradas no formulário <F4 - AACC>, com preenchimento, digitado, dos campos:

<> data,

<> local (de realização da AACC),

<> carga horária (em horas)

<> nome do professor responsável pela atividade ou nome do professor que pode avaliar a pertinência da atividade desenvolvida à 

luz das diretrizes pedagógicas do curso.

<> descrição detalhada da atividade.

<> reflexão sobre a atividade.

<> nome do professor responsável pelo AACC no curso.

 

- Imprimir formulário <F4 - AACC>

 

- O professor responsável pela atividade deve assinar no campo ao lado de seu nome.

 

- O professor responsável pelas atividades de AACC do curso deve, à caneta:

<> assinalar parecer da atividade (aprovado ou reprovado).

<> postar data.

<> assinar planilha de atividade.

 

- A numeração dos anexos é automática, registrando-se à medida que as informações do formulário são preenchidas.

 

- Completar, digitando, informações do formulário <F5 - AACC RESUMO>: nome completo do coordenador do curso

 

- Imprimir formulário <F5 - AACC RESUMO>

 

- O coordenador de curso deve:

<> avaliar atividades de AACC desenvolvidas

<> se concordante, deve postar data e assinar formulário no campo específico.

<> se discordante, deve emitir parecer no verso do formulário e devolver ao aluno, para que sejam tomadas as devidas providências.

 

- As demais informações do formulário <F5> são preenchidas automaticamente.

 

- No formulário <F6 - RESUMO> o aluno deve completar eventuais informações do campo "atividade realizada", apontando a respectiva carga horária individual e totalizando, no campo específico, a carga horária total.

 

- Imprimir formulário <F6>

 

- O professor responsável pelas atividades de AACC do curso ou o Coordenador do curso deve:

<> avaliar individualmente as atividades apontadas no resumo, e suas respectivas cargas horárias, à luz do que preconiza o PPC, indicando no campo "situação" o termo <anular> para àquelas atividades incompatíveis com as diretrizes do PPC - Projeto Pedagógico do Curso.

<> conferir a carga horária estabelecida pelo aluno.




Particularidades e possibilidades de AACC podem ser observadas selecionando aqui.



IV - Finalização do Estágio


- Caberá ao estagiário, ao final do período do estágio, elaborar o Relatório Final das atividades desenvolvidas, de acordo com o modelo disponível.

<> o estágio somente será considerado válido, após a entrega do relatório final com as devidas aprovações.

<> os documentos entregues não podem ter nenhum tipo de rasura e/ou uso de corretor. 


Caberá ao coordenador de curso ou professor responsável pelas atividades de AACC do curso, ao término do estágio, avaliar o estágio com conceito aprovado ou reprovado, encaminhando ao Setor de Estágio através do aluno, mediante o preenchimento do formulário de avaliação


Na oportunidade em que o responsável pelo estágio no curso não seja o coordenador de curso ou o professor responsável pelas atividades de AACC, por designação colegiada, pode ser instituída a figura de um orientador, que deve ser um professor do colegiado e/ou da área. Caberá ao orientador, de posse dos relatórios mensais (quando houver) e final, avaliar o estágio com conceito aprovado ou reprovado, encaminhando ao Setor de Estágio através do aluno, mediante o preenchimento do  formulário de avaliação 

 

O parecer sobre estágio, estabelecido no  formulário de avaliação, deve compor o relatório final, como Anexo I.

 

A folha de assinaturas do Relatório Final deve ser assinada por todas as partes interessadas, exceto pela Coordenação de Estágios da FAFIL, que assinará após entrega da documentação completa no Setor de Estágios.