CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FAFIL


MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE AACC e ESTÁGIO - PSICOLOGIA


MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE AACC

FUNDAMENTOS E DIRETRIZES


As Atividades Complementares classificadas como Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) têm como objetivo complementar a formação pessoal, profissional e cidadã do aluno.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (2011) e a Resolução do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (2002) que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, estabelece 200 (duzentas) horas para o cumprimento de Atividades Complementares.

Permitem ampliar o conhecimento teórico-prático do aluno, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como, possibilitam estimular atividades de caráter solidário, cultural, interdisciplinar e incentivar a iniciativa e o protagonismo do aluno.

As AACC podem ser desenvolvidas em qualquer espaço educativo que permita ampliar a formação cultural e científica e serão acompanhadas, orientadas, registradas e avaliadas como parte de carga horária pela Coordenação do Curso e/ou pelos professores responsáveis pelas Atividades solicitadas, através de formulários e instrumentos próprios.

Possuem caráter obrigatório e compõem a integralização do currículo do Curso de Psicologia podendo ser realizadas do 1º ao 5º ano do Curso, fora do horário regular das aulas e em geral aos sábados, quando ofertadas no CUFSA.

Podem ser desenvolvidas em qualquer espaço educativo que permita ampliar a formação cultural e científica e são classificadas em: atividades científico–acadêmicas; atividades de prática profissional; atividades sócio – culturais.

São apresentadas a seguir as regulamentações previstas para o cumprimento das horas de AACC sendo os casos omissos deliberados em Reunião do Colegiado de Psicologia.

REGISTRO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS  (AACC)

O aluno deverá:

a) registrar e manter atualizadas anualmente as AACC, em Formulário próprio, preenchendo a identificação nominal, RA, a sequência numérica das atividades, data da atividade, título da atividade realizada e horas registradas. (Apêndice I) ;

b) entregar ao final de cada ano, conforme prazos estabelecidos, o Formulário preenchido, digitado nos campos estabelecidos, acompanhado de todos os comprovantes, certificados, declarações, relatórios, com as devidas assinaturas dos responsáveis, conforme previsto no Quadro de AACC (Apêndice II). As situações em que são previstos Relatórios devem seguir o modelo padrão (Apêndice III);

c) a entrega do Formulário preenchido e das Comprovações das AACC deve ser realizada na Secretaria da FAFIL, dentro dos prazos previstos e deve seguir o padrão: capa (nome da Instituição de Ensino Superior – CUFSA; nome do Curso de Psicologia; nome e matricula do aluno; Título: Relatório de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC); ano); formulário de AACC (preenchido conforme o modelo); comprovantes (em xerox e conforme sequencia numeral do formulário); encadernado em espiral. (conforme sequencia numérica de atividades e o uso de uma folha separada para cada atividade);

 d) após validação os encartes das AACC serão mantidos no prontuário do aluno e os certificados originais deverão ser mantidos pelos alunos, podendo ser solicitados no caso de dúvida do professor avaliador;

e) ao final dos 05 anos do Curso de Graduação em Psicologia o aluno deverá ter concluído 200 horas de AACC. Caso o aluno, ao encerrar o ano letivo correspondente ao seu último ano de curso, ainda não tenha integralizado a carga horária mínima das atividades complementares, estará impedido de concluir o Curso de Psicologia e de obter a colação de grau. O não cumprimento da carga horária estabelecida implicará na reprovação do aluno que permanecerá em dependência de 01 hora, conforme Resolução PROGRAD, até a conclusão final e validação das horas de AACC;

f) os alunos transferidos de outras instituições de Ensino Superior estarão sujeitos ao cumprimento da carga horária das AACC do Curso de Psicologia do CUFSA. Os alunos transferidos de outras Instituições poderão ter o cômputo da carga horária das AACC, com todos os documentos comprobatórios das AACC e declaração da Instituição de origem especificando as AACC e as horas atribuídas a cada atividade desenvolvida, depois de analisado pelo coordenador do curso de Psicologia do CUFSA;

VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS  (AACC)

O Professor Avaliador deverá:

a) seguir os padrões previstos no Manual de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC);

b) avaliar a pertinência dos Relatórios, a legibilidade e legalidade das comprovações;

c) registrar e/ou conferir as horas validadas;

d) preencher o nome por extenso e assinar o Formulário de Atividades e Relatórios de Atividades, com as horas validadas;


O Coordenador de Curso deverá:

a) validar as atividades de AACC desenvolvidas

b) se concordante, deve postar data e assinar formulário no campo específico.

c) se discordante, deve emitir parecer no verso do formulário e devolver ao aluno, para que sejam tomadas as devidas providências.

 

O Coordenador Institucional de AACC deverá:

a) monitorar e validar as atividades de AACC desenvolvidas

 DOCUMENTAÇÃO

A seguir são apresentados os apêndices que norteiam o preenchimento e validação das horas de AACC

Apêndice I- link do Formulário;

Apêndice II- link do Quadro de AACC;

Apêndice III-link do Relatório de AACCs;


I. TABELA DE APROVEITAMENTO 

II. TABELA DE COMPROVAÇÃO


MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO


Os estágios obrigatórios previstos no projeto pedagógico devem ser regulamentados junto à Coordenação de Estágios e o Colegiado do Curso, por meio da celebração de convênio entre a FAFIL/FSA e a unidade concedente, e de Termo de  Compromisso de Estágio.

O estágio curricular deve ser feito a partir do 2º ano (metade da carga horária completada), envolvendo o conjunto das disciplinas e contemplando os diferentes aprofundamentos oferecidos pelo Curso.

Para iniciar o estágio, o aluno deve preencher a documentação indicada nas normativas para estágio de cursos de Bacharelado.

O estágio curricular tem uma duração mínima de 400 horas. A obtenção destas horas poderá ser feita em apenas um período contínuo ou de modo fracionado em mais de um período. No término de cada período deverá ser apresentado um relatório final, juntamente com o parecer do supervisor da empresa sobre o estágio realizado.

O aluno poderá apresentar ao professor orientador, a qualquer tempo, a partir do 2º ano, o plano do período de estágio e demais documentos para ingresso e, após cumprimento do mesmo, a documentação de conclusão do período de estágio, conforme normativa apresentada neste site.


Os procedimentos relacionados a efetivação, realização e conclusão do estágio curricular se dão nas seguintes etapas:



 

I - Termo de Compromisso


 

- Para realização do estágio curricular é necessário que a empresa emita o [termo de compromisso]; 


- A entrega deste documento é o primeiro passo para a  formalização do estágio curricular. 


- É necessário a entrega de  3 vias, devidamente assinadas, desse Termo de Compromisso no setor de estágios da FAFIL. 



II - Orientador


Selecionar e/ou escolher um professor da FAFIL que seja ligado a área de atuação em que o estágio desenvolver-se-á, que tenha conhecimento no tipo de atividade desenvolvida pela empresa, instituição ou setor em que o estágio será realizado; o professor deve ser consultado e concordar em ser orientador, pois ele também colaborará com preparo dos passos seguintes. Não confundir o papel do professor orientador com o do coordenador de estágios.



III - Plano de Atividades


Após a entrega do [termo de compromisso] de Estágio (3 vias), é necessário entregar 3 vias do [Plano de Atividades] Supervisionada, conforme o modelo, ao setor de estágio. O Plano de Atividades deve ser preenchido pelo aluno, com o apoio do supervisor da empresa e do professor orientador. Esse plano de estágio poderá ser entregue ao Setor de Estágio no prazo máximo de 15 dias, a partir da data de entrega do [termo de compromisso]. Para efeito da contagem das horas de estágio será considerado, no máximo, 15 dias anteriores ao dia da entrega do Plano de Atividades, independente do dia de início do estágio na empresa. Só será aceito o plano de estágio que segue o modelo fornecido e disponibilizado no site institucional. No momento da entrega, o Plano já deve estar assinado pelo supervisor da empresa, o aluno e o orientador da FAFIL, faltando apenas a assinatura do Coordenador de Estágios da FAFIL, que o fará após a entrega dos documentos no setor de estágios.



IV - Relatório


Após a realização do estágio deve ser entregue o [relatório de estágio]. O relatório de estágio é um trabalho acadêmico onde deve ser descrito, o mais detalhadamente possível, as atividades desenvolvidas durante o período supervisionado. O relatório do estágio deve seguir o modelo indicado, sendo necessárias 4 assinaturas, do Aluno, do Supervisor da Empresa, do Orientador na FAFIL e por fim do Coordenador de Estágios da FAFIL, que, por sinal, é a última delas, somente dada após análise dos documentos e verificação que está tudo correto. 

ATENÇÃO! O Relatório final deve ser entregue encadernado.


V - Conclusão do Estágio


Para concluir o estágio supervisionado deve-se entregar os seguintes documentos: o [relatório de estágio], o [formulário de avaliação do supervisor da empresa], o [formulário de avaliação do orientador] e a [declaração da empresa] com respeito ao cumprimento das horas. Os alunos que forem funcionários da empresa deverão trazer junto uma cópia da  folha de registro da carteira profissional. Tanto para funcionário ou estagiário a declaração precisa estar em papel timbrado e conter o carimbo do CNPJ da empresa, com a firma reconhecida.



VI - Outros


Na eventualidade de rescisão do contrato de estágio, deve ser utilizado o [termo de rescisão].


ATENÇÃO 

Se o estudante não obtiver a validação de seu estágio, este deverá ser necessariamente refeito integralmente.

Não serão aceitas atividades, para fins de estágio, em áreas de atuação não correspondentes às atividades descritas no regulamento.