ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - BACHARELADO

Os estágios caracterizam-se pela realização de atividades supervisionadas que impliquem no desenvolvimento de metodologias de trabalho ou aprendizagem de técnicas, através da execução ou acompanhamento de serviços ou projetos inerentes aos cursos de bacharelado visando complementar a formação profissional do aluno, de modo a buscar aprimoramento de conhecimentos e troca de ideias, informações e experiência, seja no âmbito da Fundação Santo André ou de outras instituições. A base legal para realização dos estágios está amparada pela Lei Federal nº 11.788/2008.

A efetivação do estágio supervisionado do bacharelado dá-se apenas após a observância de um conjunto de procedimentos, devidamente estabelecidos por meio de formulários específicos, com procedimentos descritos a seguir.

A FAFIL, por meio da coordenação de estágios e direção, disponibiliza [carta de apresentação] para apresentação junto a empresa. A entrega da carta de apresentação é facultativa.


Os procedimentos relacionados a efetivação, realização e conclusão do estágio curricular se dão nas seguintes etapas:



 

I - Termo de Compromisso


 

- Para realização do estágio curricular é necessário que a empresa emita o [termo de compromisso]; 


- A entrega deste documento é o primeiro passo para a  formalização do estágio curricular. 


- É necessário a entrega de  3 vias, devidamente assinadas, desse Termo de Compromisso no setor de estágios da FAFIL. 



II - Orientador


Selecionar e/ou escolher um professor da FAFIL que seja ligado a área de atuação em que o estágio desenvolver-se-á, que tenha conhecimento no tipo de atividade desenvolvida pela empresa, instituição ou setor em que o estágio será realizado; o professor deve ser consultado e concordar em ser orientador, pois ele também colaborará com preparo dos passos seguintes. Não confundir o papel do professor orientador com o do coordenador de estágios.



III - Plano de Atividades


Após a entrega do [termo de compromisso] de Estágio (3 vias), é necessário entregar 3 vias do [Plano de Atividades] Supervisionada, conforme o modelo, ao setor de estágio. O Plano de Atividades deve ser preenchido pelo aluno, com o apoio do supervisor da empresa e do professor orientador. Esse plano de estágio poderá ser entregue ao Setor de Estágio no prazo máximo de 15 dias, a partir da data de entrega do [termo de compromisso]. Para efeito da contagem das horas de estágio será considerado, no máximo, 15 dias anteriores ao dia da entrega do Plano de Atividades, independente do dia de início do estágio na empresa. Só será aceito o plano de estágio que segue o modelo fornecido e disponibilizado no site institucional. No momento da entrega, o Plano já deve estar assinado pelo supervisor da empresa, o aluno e o orientador da FAFIL, faltando apenas a assinatura do Coordenador de Estágios da FAFIL, que o fará após a entrega dos documentos no setor de estágios.



IV - Relatório


Após a realização do estágio deve ser entregue o [relatório de estágio]. O relatório de estágio é um trabalho acadêmico onde deve ser descrito, o mais detalhadamente possível, as atividades desenvolvidas durante o período supervisionado. O relatório do estágio deve seguir o modelo indicado, sendo necessárias 4 assinaturas, do Aluno, do Supervisor da Empresa, do Orientador na FAFIL e por fim do Coordenador de Estágios da FAFIL, que, por sinal, é a última delas, somente dada após análise dos documentos e verificação que está tudo correto. 

ATENÇÃO! O Relatório final deve ser entregue encadernado.


V - Conclusão do Estágio


Para concluir o estágio supervisionado deve-se entregar os seguintes documentos: o [relatório de estágio], o [formulário de avaliação do supervisor da empresa], o [formulário de avaliação do orientador] e a [declaração da empresa] com respeito ao cumprimento das horas. Os alunos que forem funcionários da empresa deverão trazer junto uma cópia da  folha de registro da carteira profissional. Tanto para funcionário ou estagiário a declaração precisa estar em papel timbrado e conter o carimbo do CNPJ da empresa, com a firma reconhecida.



VI - Outros


Na eventualidade de prorrogação do contrato de estágio, deve ser utilizado o [aditivo ao termo de compromisso de estágio].

Na eventualidade de rescisão do contrato de estágio, deve ser utilizado o [termo de rescisão].