ATIVIDADES ACADÊMICO – CIENTÍFICO – CULTURAIS (AACC) 

De acordo com a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, as Atividades Complementares são parte do processo de formação do aluno, onde: 

Art. 8º As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores implementadores do próprio perfil do formando e deverão possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, que serão reconhecidas mediante processo de avaliação. 

§ 1º As atividades complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, até disciplinas oferecidas por outras instituições de educação. 

§ 2º As atividades complementares não poderão ser confundidas com o estágio supervisionado. (BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE /CES nº 2, de 17 de junho de 2010) 

De acordo com normativo da FAFIL – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a exigência mínima é de 200 (duzentas) horas para a realização das AACC, e as atividades serão validadas pelo colegiado do curso por meio de decisão tomada em reunião de colegiado. As atividades de AACC não podem ocorrer em horário concomitante às aulas e todas as atividades de AACC devem ter suas cargas horárias comprovadas documentalmente. 

PASTA DE AACC

As AACCs devem ser desenvolvidas de acordo com este procedimento: 

O aluno deverá obrigatoriamente apresentar à Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no período da primeira semana de junho, a partir do 2º ano até o 5º ano, a pasta contendo as atividades AACC, que deve ser organizada da seguinte forma: 

- Formato: Pasta Catálogo preta com campo para etiqueta na capa e plásticos em seu interior; 

- 1º plástico: Capa impressa em sulfite A4, contendo nome do aluno, RA, período do curso, instituição e curso (conf. ABNT).; 

- 2º Plástico: Folha síntese das atividades que estão sendo entregues (ver modelo ao final deste documento); 

- 3º plásticos e seguintes: relatórios e certificados (um plástico para cada atividade entregue, relacionada e na sequencia daquela indicada na folha síntese). 

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará nos meses subsequentes, em cada ano, por professores selecionados aleatoriamente do Curso de Arquitetura. 

Se houver atividade desconforme ou o relatório inadequado, a atividade não será validada e o aluno será comunicado a entregar outra atividade, ou terá que refazer o relatório, para a próxima entrega. 

O prazo limite aconselhável para conclusão do AACC é o mês de junho do último ano (5º ano), para resolução de todas as eventuais pendências. Cada aluno terá que completar 200 horas, preferencialmente distribuídas ao longo do curso e em temas diversificados. Exige-se, no mínimo, participação em 5 (cinco) itens diferentes relativos às atividades indicadas na Planilha com os Critérios de Pontuação, apresentada a seguir. 

Cada atividade entregue será acompanhada do documento original comprobatório (certificado, ticket, ingresso, crachá, etc) e relatório da atividade. 

Após a aprovação do conteúdo da pasta pelo(a) professor(a) avaliador(a)e cumpridas as 200 horas, a pasta é devolvida integralmente para o aluno e é expedida a certidão final de validação das AACCs, que ficará anexado ao prontuário do aluno, na secretaria da FAFIL. 

CONTEÚDO DO RELATÓRIO

O Conteúdo de cada relatório deverá seguir estas diretrizes: 

- Cabeçalho especificando qual item se refere à atividade, nome do aluno e data do relatório, conforme modelo indicado na próxima página; 

- Introdução: contendo o assunto, data do evento ou atividade, quem palestrou e/ou atuou e/ou orientou, e os temas abordados; 

- Desenvolvimento: Descrever a atividade realizada, relacionar a atividade com a(s) disciplina(s) do curso, inserir fotos e desenhos ilustrativos da atividade; 

- Considerações finais: Descrever qual a contribuição do evento para sua formação acadêmica, científica e/ou cultural. 

- Anexar documento comprobatório (ticket, certificado, crachá, etc, ORIGINAL) 

CONTROLE